E-mail:

. SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA COM DROGAS OU TEM DÚVIDAS, ESCREVA PARA drogas_precisodeajuda@hotmail.com

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Alerta para o consumo de álcool pelos jovens no carnaval!


A proximidade do carnaval traz uma situação de risco que se repete ano a ano: o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, especialmente nos bailes e festas de rua. Alguns jovens, estimulados por colegas, têm nesse período o primeiro contato com o álcool.
Essa primeira experiência pode ser a porta de entrada para um hábito extremamente nocivo que causa dependência, com graves conseqüências para a saúde. O alerta é do médico Maurício de Souza Lima, especialista em adolescentes (herbiatra) do Hospital das Clínicas de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. Situação alarmante – O médico menciona levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, segundo o qual 48,3% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já beberam alguma vez. Desses, 14,8% bebem regularmente e 6,7% são dependentes do álcool.
Essa situação alarmante é agravada pela facilidade de acesso às bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros.
O uso freqüente do álcool na adolescência produz danos ao cérebro, prejudicando a memória e a aprendizagem, além de favorecer o desenvolvimento de problemas familiares, como a violência, e de uma vida sexual promíscua”, afirma o médico do HC.
Quanto mais cedo uma criança ou adolescente tiver contato com o álcool, mais chance terá de se tornar dependente”, conclui o especialista.
Fonte: Gazeta Press e http://www.alcoolismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário