E-mail:

. SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA COM DROGAS OU TEM DÚVIDAS, ESCREVA PARA drogas_precisodeajuda@hotmail.com

domingo, 12 de junho de 2011

MACONHA - A PORTA DE ENTRADA PARA OUTRAS DROGAS

Bom, hoje vou dar continuidade aos tipos de drogas mais utilizados. A maconha é a droga mais popular entre os adolescentes e normalmente é a primeira a ser experimentada. É barata e fácil de ser encontrada. E infelizmente, costuma ser a porta de entrada para outras drogas. Causa leva dependência e seu uso constante gera tolerância e leva a padrões de consumo cada vez maiores. Os sintomas da abstinência podem incluir irritabilidade, insônia, sudorese, náuseas e vômitos.

O QUE É MACONHA
É obtida a partir das flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Essas flores e folhas são prensadas e vendidas com uma espécie de fumo. Contém várias substâncias que tem efeitos psicoativos, sendo que a mais conhecida é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). A maior concentração desta substância está nas flores fêmeas não germinadas.  Popularmente a maconha também é chamada de baseado, erva, marola, camarão, taba, fumo, beck, bagana, bagulho, cahimbo da paz, capim seco, erva maldita, etc. 

FORMA DE USO
A forma comum de utilização é enrolar o “fumo” em papel, fazendo uma forma de cigarro. Outra forma, é a utilização de cachimbos.  Nestas duas formas de utilização a maconha é fumada. Existe ainda a possibilidade de ingestão de maconha. Uma forma conhecida é o “bolonha”, que nada mais é do que um bolo feito com maconha.

TEMPO DE DURAÇÃO
O tempo do efeito depende do modo como a maconha é utilizada. Se for fumada, o THC vai rapidamente para o cérebro e o efeito dura aproximadamente 3 horas, sendo que o pico ocorre em 30 minutos. Se for ingerido, o efeito demora mais para iniciar (cerca de 1 hora), mas dura aproximadamente 12 horas.

EFEITOS
Os efeitos, logo após fumar o cigarro de maconha, podem ser diferentes dependendo da quantidade de THC, mas basicamente são:
- euforia, sonolência, sentimento de felicidade
- risos espontâneos, sem motivo algum
- perda de noção do tempo, espaço, etc
- perda de coordenação motora, equilibrio, fala, etc
- aceleramento do coração (taquicardia)
- perda temporária de inteligência
- fome, olhos vermelhos, e outras características
Quando a quantidade de THC for mais alta, podem-se somar os efeitos:
- alucinações, ilusões
- ansiedade, angústia, pânico
- impotência sexual
Os efeitos a longo prazo são muito mais danosos:
- maior chance de desenvolver câncer de pulmão
- bronquites
- sistema imunológico fragilizado
- tosse crônica
- arritimia cardíaca
- existe ainda a possibilidade de desenvolvimento de surtos psicóticos e em casos mais graves, quando há predisposição, o desenvolvimento da esquizofrenia
- o uso crônico pode levar a estados depressivos, ansiedade e síndrome apática amotivacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário